Acusados por Kiko citam democracia e relatam indignação crescente na comunidade hípica

Posted on

Acusados de injúria pelo atual ocupante da cadeira de presidente da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), Francisco José Mari (Kiko), os cavaleiros César Almeida e Ivo Roza Filho decidiram se defender com base no livre direito de expressão.

“A gente tem direito de opinião num país democrático”, diz Almeida. Segundo ele, a indignação da comunidade hípica – que já era realidade – aumentou com o processo movido por Kiko em suposta estratégia de intimidação. “Tentam nos calar. Isso não é democracia. É ditadura”.

Mais esse novo e polêmico capítulo envolvendo o nome da CBH veio à tona com a abertura de inquérito policial por solicitação de Kiko. Ele se sente ofendido por conteúdos expostos pelo Instagram do grupo “Aliança Pelo Hipismo” – associado aos nomes dos dois acusados.

‘Sem tomar partido’

“O grupo foi criado depois da eleição da CBH, aquela que não aconteceu, quando senti uma indignação geral com a forma como as coisas estavam sendo conduzidas”, relembra Ivo Roza Filho.

“Naquele momento estávamos sem voz e, então, reunimos cerca de 750 pessoas com o intuito de não tomar partido por uma chapa ou outra, mas de defender eleições sem impugnações. O que está aí não foi eleito pela maioria”, continua.

Ele afirma que protestos com “duras verdades” foram levados adiante pelo grupo de forma legítima e que, agora, o que ocorre é uma tentativa de cerceamento dessa liberdade de expressão.

Diz, ainda, que a intenção maior do “Aliança Pelo Hipismo” é gerar uma associação de cavaleiros com consequente votação de representantes e assento no colégio eleitoral da CBH.

O BLOG já solicitou mais informações à CBH sobre as acusações encaminhadas por Kiko e aguarda respostas.

Também há expectativa de posicionamento oficial da CBH a respeito de carta do presidente da Federação Equestre Internacional, belga Ingmar de Vos, que pede novas eleições na entidade brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *